Conjuntivite Alérgica: causas e tratamento
A sensação de areia, vermelhidão e irritabilidade nos olhos pode está associada a conjuntivite alérgica. A doença é uma inflamação do olho que surge quando se está exposto a uma substância alergênica, como pólen, poeira ou pêlos de animais, por exemplo, causando sintomas como vermelhidão, coceira, inchaço e produção excessiva de lágrimas.
Os sintomas mais comuns da conjuntivite alérgica incluem a coceira e dor nos olhos, aumento da secreção dos olhos/lacrimejar constante, sensação de areia nos olhos, hipersensibilidade à luz, vermelhidão dos olhos. Estes sintomas são semelhantes a qualquer outra conjuntivite, sendo que a única forma de saber que estão sendo causados por uma alergia é avaliar se surgem após contato com uma substância específica, ou fazendo um teste de alergias.
De acordo com o dr. João Filho, médico do Centro de Excelência da Visão (Cevisa), 20% da população mundial é alérgica e dentro dessa população, parte significativa manifesta o seu quadro através da conjuntivite alérgica. “Essa reação desencadeia um mecanismo de agressão que faz mal ao próprio organismo causando uma hipersensibilidade”, afirma
Identificação e tratamento.
Para saber se o paciente tem ou não conjuntivite alérgica, é importante que ele vá ao médico oftalmologista realizar o teste e receber o diagnóstico. Existem outros tipos de conjuntivite além da alérgica, como a bacteriana e a viral, que possuem tratamentos e medicações diferentes, o que torna a consulta médica ainda mais importante.
Em qualquer quadro alérgico, ocular ou não, o primeiro passo é orientar o paciente que a doença é crônica, recorrente, e deve-se tomar algumas medidas para diminuir a intensidade e a frequência das crises, como:
- Evitar o acúmulo de pó, em cortinas, carpetes, bichos de pelúcia.
- Varrer a casa com auxílio de pano úmido, para não levantar a poeira, entre outras medidas preventivas
- Não coçar o olho é mandatório.
- Fazer compressas geladas que aliviam muito os sintomas alérgicos.
Os medicamentos utilizados no tratamento das conjuntivites alérgicas são: anti-histamínicos, antiinflamatórios não hormonais, costicosteróides, e imunomoduladores.